quinta-feira, 4 de junho de 2020

LEI DA FICHA LIMPA – 10 ANOS – DEVEMOS COMEMORAR OU NÃO?


Prefeito Ficha Limpa - Centro de Apoio Operacional das Promotorias ...        Muitos conhecem e torcem por ela, outros sentem temor, mas tem aqueles que ainda estão indiferentes alegando a certeza da tão conhecida e temida impunidade.
Hoje cravamos exatos 10 anos de implantação da Lei Complementar nº 135, popularmente conhecida como Lei da Ficha Limpa, que teoricamente proíbe a eleição a cargos públicos de candidatos condenados por decisão transitada em julgado ou por órgãos colegiados da Justiça.

Idealizada pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz, entidade ligada a Igreja Católica, logo ganhou o calor das ruas e o gosto da população que abraçou a causa e cravou 1,6 milhão de assinatura que foram parar direto no protocolo do Senado Federal em setembro de 2009, e devido a sua importância e relevância, logo tornou-se Lei.

         Tamanha comoção e agilidade no tramite, nada mais foi do que o resultado do cansaço da população de tanto ver pessoas condenadas pela Justiça poder concorrer a cargos eletivos e até lograr êxito. Mas graças a sua importância, ao longo destes 10 anos a lei tem impedido diversas pessoas candidatarem-se a cargos públicos ou políticos avançarem na carreira.

Rádio Cristalina - Lei da Ficha Limpa completa 10 anos nesta ...         Em Barra Velha, as discussões em torno da Lei de Ficha Limpa ganhará proporções na medida em que a campanha se aproxima e poderá barrar alguns pretensos candidatos que valem-se do ar da impunidade e manobras judiciais que pairam sobre as trincheiras da justiça valendo-se de suas contestações a fim de alcançarem uma brecha e garantir sua vaga na corrida eleitoral. E o que garante a incerteza política do amanhã acaba sendo  justamente o lado oposto que forçou a criação desta Lei, o baixo acompanhamento das questões políticas por parte da grande maioria da população empodera a injustiça, torna-se combustível para encorajar muitos malfeitores concorrerem na eleição. Fatores que garante o aquecimento das discussões e palpites nas rodas de bate-papo pelas ruas da capital do pirão.

         Agora é esperar para ver, primeiro se haverá ou não eleições este ano, depois, se aqueles que se dizem pre-candidatos irão poder erguer a bandeira de suas respectivas candidaturas e assim poder ou não disputar um cargo de vereador ou prefeito da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário